Meu amigo Felipe me lembrou do post que prometi sobre a importância do primeiro gol no futebol de hoje. O primeiro gol se tornou mais importante que os demais, porque ele dita o ordenamento do jogo. E determina a forma dos dois times atuarem. Ele é importante do ponto de vista tático bem como do emocional.
No futebol moderno, os espaços estão escassos. Assim, todo time quer espaço para jogar. Uma das maneiras é se posicionando atrás da linha da bola, dando campo ao adversário e o atraindo, para -roubando a bola- estabelecer o contra ataque.
Quando você joga em casa ou sob a pressão de uma má campanha, você precisa começar o jogo para cima do adversário, propiciando espaço para o oponente.
Daí a importância do primeiro gol. Quem faz primeiro e estabelece a vantagem, passa a ser atacado. O outro time precisa se abrir, deixa espaços, muitas vêzes se desorganiza, se desmancha e você pode jogar com liberdade e explorar os contra ataques.
Além disto, quem marca primeiro geralmente se organiza, passa a ter o emocional sob controle e ainda ganha confiança (ítem fundamental em um time). O outro time vai ter de jogar e te deixa jogar.
Na última rodada da Série B, para dar um exemplo, dos 10 times que saíram na frente, 9 ganharam e apenas o Náutico sofreu o empate.E destes nove times que venceram, dois jogavam fora de casa.
Dos 46 jogos realizados neste final de semana pelas sériea A, B, C e D, houve apenas uma virada, no jogo entre Cene-MS x Madureira. As viradas são fatos cada vêz mais raros, por isso gostamos tanto quando elas acontecem... para o nosso time é claro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário