sábado, 7 de agosto de 2010

12ª Rodada - Análise da Classificação

O São Caetano confirmou o favoritismo dado a ele e venceu o Guaratinguetá por 3 a 1. Mostrou, novamente, um bom futebol, especialmente daqueles jogadores já destacados pelo nosso blog. Assim, com o encerramento da 12ª Rodada, a classificação ficou assim:

Bloco dos Líderes: Coritiba 27 pontos, Figueirense e Náutico 24, Portuguesa 23, América-MG e São Caetano 21, Bahia 20 e Paraná 19.

O G4 vai se consolidando. Estão lá os melhores times no momento. Dos que vem logo atrás, o São Caetano apresenta evolução técnica para brigar por uma vaga. O Paraná precisa se recuperar pois está no limite para uma posição intermediária.


Bloco Intermediário: Guaratinguetá 18 pontos, Ponte 17, Brasiliense 17 e Asa 16.

Aqui a Ponte Preta é a única em condição de brigar por algo mais. Os demais tem de lutar para ficar no meio da tabela. O Asa pode correr riscos.

Zona do Rebaixamento: Icasa 14 pontos, Bragantino 13, Duque, Sport e Santo André 12, Ipatinga e América-RN 8 e Vila Nova 4.

O Vila Nova é virtual rebaixado. América-RN e Ipatinga se não reagirem rápido, farão companhia ao Vila no rebaixamento virtual. Os demais correm riscos sérissimos, exceção ao Sport que deve se firmar na zona intermediária.

Uma diferença desta competição para a do ano passado é que sempre o grupo de times que chamo de "zona intermediária" está com poucos representantes. Isto porque há muitos times na briga pelo acesso e muitos times na briga contra o rebaixamento. Claro que já despontam os favoritos para subir ou cair, mas tal fato demonstra uma competição mais equilibrada que em 2009.

MATEMÁTICAS

Agora vejam dois exemplos de como a pontuação muda pouco de ano para ano, já que se trata de um conjunto fehado de pontos. Ano passado, o líder após a 12ª Rodada era o Guarani com os mesmos 27 pontos do Coritiba este ano. E os dois times que abriam a Zona de Rebaixamento eram São Caetano e Vila Nova com os mesmos 12 pontos que os times que abrem este grupo em 2010 - S.André, Sport e Duque.

Por outro lado, o quarto colocado hoje tem 23 pontos. Isto é um aproveitamento de 63,88% dos pontos disputados até agora. E isto projeta incríveis 72 pontos para subir para a Série A. Claro que este percentual tem a tendência de diminuir ao longo da competição. Seja pelos empates, seja pela reação dos times de baixo no returno, o que tem sido uma constante ao longo dos anos na Série B. Tanto que -com certeza- 65 pontos são suficientes para um clube chegar à Série A.

4 comentários:

  1. Balzacchi, nesta matemática 45 pontos são suficientes para livrar-se do rebaixamento? - Fazendo as contas para tirar o tigre da C.
    Estou fora de Goiânia a mais de um mês e não sei bem como o time voltou do recesso da copa, me embaso nas conversas com os amigos que lá estão e pela leitura do blog. Você acha que ainda é possível ou não vê perspectiva no elenco?

    ResponderExcluir
  2. Meu caro, aproveitando a oportunidade já tem alguns dias que queria lhe pedir algumas indicações literárias no campo do futebol, alguns meses atrás você fez um excelente post sobre a seleção holandesa e seu esquema tático e estes dias disse que escreveria sobre a importância do primeiro gol no futebol moderno, se possível gostaria que me indicasse algum livro que possa ler sobre futebol, mais específicamnete sober esquemas táticos, ou algum outro título que tenha lhe chamado a atenção.

    Desde já muito obrigado pela atenção. Grande Abraço

    ResponderExcluir
  3. Felipe, com 45 pontos o time escapa. Para o Vila faltam 41, ou seja -algo como- 14 vitórias em 26 jogos. É bem improvável. Também quero fazer um post explicando porque considero o Vila um virtual rebaixado. Porém, já houve milagres na Série B. Por exemplo, o Brasiliense em 2008 virou o turno com 8 pontos e ainda escapou, fazendo uma super campanha no returno.

    O time do Vila tem muitos problemas. Nas laterais, no ataque e na criação. Max era um problemaço. Vamos ver se Weverton resolve, no primeiro jogo não comprometu. Porém, espero que mantenham o time, dêem estabilidade a ele, porque pode crescer durante a competição. Talvez não a ponto de escapar, mas é o único jeito de formar uma base para o ano que vem. E se for na Série C, paciência. Não será a primeira vêz.

    ResponderExcluir
  4. Sobre os livros, aí vão três indicações:

    1) Sociologia do Futebol de Richard Giulianotti
    2) O futebol explica o Brasil de Marcos Guterman
    3) As melhores seleção estrangeiras de todos os tempos de Mauro Betting.

    Comprei agora, um livro sobre o técnico Mourinho, estou aguardando chegar de Portugal onde foi editado. Quando ler, vou falar sobre ele.

    Sobre o primeiro gol, preciso mesmo escrever. Mas uma prova foi o jogo de ontem. O Brasiliense fez um gol com 4 minutos. Como efeito, o Vila se desorganizou, se lançou todo ao ataque e tomou outro gol, de contra ataque aos 10, sendo que os zagueiros do Vila estavam no circulo central e tomaram uma bola nas costas. O jogo acabou alí. Vou falar melhor sobre isto.

    Um abraço.

    ResponderExcluir