quinta-feira, 10 de junho de 2010

Dodô e a janela de transferência

A Portuguesa acaba de anunciar Dodô. Claro que toda contratação é uma aposta. Envolve riscos. Porém, esta é uma boa aposta. Dodô, apesar da idade e do tempão que ficou parado, tem tudo para fazer uma boa Série B. Não necessariamente nas primeiras rodadas, mas ao longo da competição vai ajudar muito. A Portuguesa vai ficar com um ataque de qualidade com Heverton e Dodô.

Aproveito o gancho para discutir outra situação. O normal nas janelas de transferência, tem sido a revoada de jogadores do Brasil para o exterior. Consequentemente, os times da A acabam absorvendo o que há de melhor da B. Este ano tem tudo para isto não acontecer.

O fato da força adquirida pela nossa moeda, o Real e a recente desvalorização do Euro, vai tornar atraente para muitos jogadores voltarem para o Brasil. Penso que esta janela deverá ser marcada mais pelo retorno do que pela exportação de jogadores.

Talvez, de forma midiática, as transações mais expressivas possam ser de saída. No caso, seriam a dos jogadores do Santos (Ganso, Neimar...). Porém no conjunto da obra, em quantidade,a repatriações venham a ser maiores.

Perdendo menos jogadores, os times da A devem dar um refresco para os times da B que poderão manter seus atletas. Aliás vejo o fato contrário. A Série B certamente vai absorver um grande contingente de jogadores que vão ficar fora dos planos nos times da A, o que é o caso de Dodô. E o negócio da moda é o time da A pagando parte dos salários dos jogadores que vão para B. Preparam-se para ouvir muito este tipo de notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário