quinta-feira, 11 de março de 2010

Coritiba diminui prejuízo

Como eu já esperava, a pena do Coritiba pela invasão de sua torcida organizada - Império Alviverde - foi diminuida. Em vez de 30, serão 10 jogos de perda de mando de campo. Desde o momento que a CBF tinha autorizado o Coritiba a jogar a Copa do Brasil em seu estádio, já estava claro que a pena ia ser minorada.

Uma pena, porque seria uma punição exemplar contra uma torcida organizada. Claro que o clube pagaria, mas todos nós sabemos, como é promíscua a relação entre vários clubes e suas torcidas, dito organizadas. Uma punição forte, seria uma maneira até de ajudar os dirigentes dos demais clubes a se afastarem das torcidas organizadas. Muitos o fazem por interesse, mas muito não fazem por medo.

Eu que já considerava o Coritiba como um dos favoritos da Série B, junto com Sport e Santo André. Agora, este favoritismo se confirma, na medida em que o Coritiba vai poder jogar quase a metade dos jogos em casa. Fora que o time vem bem no paranaense e está contratando bons jogadores, como Bill (ex- Bragantino e Corinthians).

O Coritiba deve mandar seus primeiros jogos em Joinville ou Ponta Grossa.

2 comentários:

  1. Wilson. Quando vejo casos como este no qual o Coritiba “envolvera-se”, me vem logo em mente tantos e tantos casos nos quais clubes de futebol com grandes torcidas já se envolveram. Esta questão de punições longas com esta característica – e principalmente em se tratando de clube de massa – me faz lembrar tantas e tantas situações nas quais alguns dirigentes ¬– em tempos remotos – iam para emissoras de rádio ou jornais e, de forma bem discreta, deixavam subentendido o afastamento de seus clubes, dessa ou daquela competição. Algo mais ou menos parecido com o que eu fazia nas peladas de rua, estas que só aconteciam se eu levasse a bola nova que ganhara de meu saudoso pai. Afinal eu era o dono da pelota! E sem bola não tinha jogo. E pior: eu não jogava nada!


    Agora eu te pergunto Wilson: que tipo de atenuante de caráter argumentativo poderia ter levado a CBF a rever o caso do Coxa?


    Dom Pedro.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, há vários argumentos júridicos e técnicos que podem ter sido usados. Porém, o que definiu a redução foi o passar do tempo, diminuindo a indignação com os fatos.

    Eu já esperava.

    ResponderExcluir