domingo, 21 de novembro de 2010

A eficácia das malas branca e preta

A mala sempre foi chamada de preta. Ultimamente criou-se a expressão "mala branca" para diferenciar o incentivo para vencer da corrupção de pagar para perder. Estou no futebol há quase 20 anos e já ví de tudo. A frase mais célebre que conheço é do dirigente/patrono do Goiás, sr. Hailé Pinheiro. Segundo ele... " o futebol é um prostíbulo e ninguém pode querer ser virgem...".

Se contasse algumas histórias que ví... Posso dizer uma coisa, mala preta é muito mais garantida que a branca. Porque perder é fácil. O jogador quando quer entregar um jogo, o faz discretamente. Pode ser por dinheiro ou birra contra o clube, o treinador ou algum dirigente, mas geralmente atinge seu objetivo. Se for zagueiro ou goleiro então...é mole.

Agora a mala braca tem menos eficácia. Claro que o time corre mais, mas se for inferior, não há dinheiro que resolva. Por isso considero muito difícil o América-MG perder a vaga. Claro que a Portuguesa irá premiar os jogadores da Ponte. Só que não vejo neles forças para vencer o América. E acreditem, por mais que considerem a classe de jogadores como mercenários... não há dinheiro que motive mais que o interesse real e genuíno pela vitória ou um título.

Dinheiro é importante, mas não cria no jogador o "brio marcial" de que nos fala o livro A Arte da Guerra. Esse brio, essa vontade, vem do desejo da conquista, da glória e isso a Ponte não teve em todo o segundo turno e não terá no próximo sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário