quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Patrícia e as mulheres

A novidade da semana é a eleição de Patrícia Amorim para presidente do Flamengo. O mais interessante é que se deu num momento bom do clube e não em uma crise instucional, ou econômica que normalmente levam a rupturas.

A eleição dela me suscita discutir dois aspectos: Primeiro, imagino que ela (pode até ser preconceito meu) entenda pouco de futebol. Isto não seria problema. Vários clubes são presididos por pessoas que entendem pouco do assunto. Todos acham que entendem, mas Futebol é muito complexo, e poucos o conhecem a fundo. E mesmo os mais conhecedores, morrerão sem saber tudo.

O problema de não entender de futebol é quando se coloca alguém que também não entende para dirígi-lo ou um que "entenda demais" e não seja fiel aos interesses do clube. Então não saber sobre futebol não é o pior, e sim não saber escolher ou delegar. Vamos aguardar as escolhas de Patrícia.

Outro aspecto é a chegada das mulheres ao futebol. Eu acho incrível o número de mulheres que vão a campo de futebol hoje em dia. Me espanta também o número delas nas comunidades de clubes, nas redes sociais da internet, como o Orkut.

O interesse das mulheres no futebol é de um crescimento explosivo. Assim, considero que a eleição de Patrícia, em breve, deixará de ser um fato raro, para ser um fato precurssor. Veremos outras mulheres no comando dos clubes pelo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário