domingo, 28 de fevereiro de 2010

Jogos de Domingo

Continuando nosso acompnhamento dos times da Séire B pelos estaduais, abaixo os resultados de domingo. Destaque para o Coritiba e o Sport que voltaram a vencer e mantiveram a liderança de seus estaduais. Boa vitória, também, para o Bahia.



Asa 1 x 2 Murici (c)
Bahia 2 x 1 Vitória (c)
Brasiliense 0 x 2 Dom Pedro (f)
Duque de Caxias 1 x 0 América-RJ (C)
Vila Nova 2 x 4 Morrinhos (F)
América-MG 4 x 0 Caldense (c)
Coritiba 4 x 1 Nacional (c)
Guaratingueta 1 x 2 América-SP (c)
Sport 3 x 0 Araripina (f)
Náutico 1 x 1 Vera Cruz (C)
América-RN 1 x 2 Corinthians-AL (C)
Icasa 3 x 2 Tauá (C)

Jogos de Sábado

O destaque do sábado vai para o Santo André que ao vencer a Portuguesa por 2 a 0, assumiu a vice-liderança do Campeonato Paulista. Não é um feito qualquer. Após as primeiras partidas do Paulistão, escrevi aqui que gostei do Santo André e que dois jogadores me chamaram a atenção: Branquinho e Bruno Cesar. Eles, juntos com Rodriguinho estão comandando esta ótima campanha. Tem tudo para chegar forte na B.

Outro time em crescimento, após a contratação de Gilson Kleina (que não gosto como treinador, mas está engatando o segundo bom trabalho consecutivo - o anterior foi no Duque no final da Série B) é o Ipatinga que ontem venceu o América de Teofilo Otoni e assumiu a liderança do Campeonato Mineiro.

Os demais jogos foram:

Paraná 1 x 1 Cascavel (c)
São Caetano 0 x 1 Botafogo-SP (f)
Bragantino 1 x 1 Sertãozinho (f)
Figueirense 2 x 2 Imbituba (f)

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Problemas do Bahia

Duas coisas me chamam a atenção no noticiário do Bahia. A primeira não é uma grande novidade: os salários atrasados. A segunda é inusitada: há um total divórcio entre a imprensa de Salvador e o presidente do clube, Marcelo Guimarães Filho.

O dirigente é ridicularizado até por órgãos tradicionalmente sizudos, como o jornal A Tarde, o mais tradicional e mais influente da imprensa baiana.

Já disse em alguns post atrás que considerei a contratação de Renato Gaúcho uma ousadia, mas fazer altos gastos numa poonta e não pagar os salários do grupo na outra, leva o time ao caminho da divisão e do fracasso.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

B na Copa

Ontem os times da Série B foram bem na Copa do Brasil. Sport, Ponte Preta, Portuguesa e Paraná se classificaram e com goleadas. O Coritiba também venceu - fora - e está virtualmente classificado.

Apenas Náutico e América-RN empataram, mas o fizeram fora de casa e levam vantagem para a próxima partida. Assim, todos os times da B vão passando para a segunda fase.

Este conjunto de resultados positivos também se dá porque a CBF emparceirou todos os clubes da B contra times de menor expressão. O que, de certo modo, mostra o prestígio da condição de participante da Série B.

Figueirense - Boas Notícias

Parece que a disputa pelo comando do Figueirense vai chegar a um final feliz. As partes, Conselho Deliberativo e Figueirense Participações (terceirizada do deptº de futebol) estão praticamente acordadas sobre o modelo de gestão do futebol.

Notícia melhor ainda é a de que um grupo de empresários de Florianópolis, torcedores do Figueirense, formaram um fundo de R$ 5 milhões de Reais para aportarem no clube, a título de investimento e não empréstimo.

O time já deu uma arrumada com a chegada de Márcio Goiano ao cargo de treinador. Resolvendo o impasse político e com força para contratar bem, o Figueirense pode sonhar com algo que parecia impossível até aqui, brigar na Série B na parte de cima da tabela.

Lembrando que só dinheiro não resolve. É preciso saber gastar estes recursos. Empresário para tomar dinheiro de clubes e de dirigentes é o que mais tem no futebol.

Paraná embalando

Apesar do início de ano fraco, o Paraná vem de dois bons resultados. Venceu o Coritiba pelo estadual e agora goleou o Cerâmica-RS pela Copa do Brasil. Tudo bem que o adversário é inexpressivo, mas uma goleada dá moral, ainda mais na sequência de uma vitória no clássico.

Marcio Diogo que veio do Ipatinga, onde fez uma campanha apenas regular na Série B 2009, vai começando a deslanchar. Vamos ver a continuidade do Paraná.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Solução Conservadora

Considero conservadora a solução dada pelo São Caetano à saída de Antonio Carlos Zago do seu comando técnico. Com a ida de Zago para o Palmeiras, o São Caetano optou por Roberto Fonseca que vinha fazendo boa campanha no Botafogo de Ribeirão Preto.

Fonseca já um treinador experiente, há muito anos no mercado e ainda não produziu nenhum trabalho de relêvo. O encaixo no rol dos técnicos medianos.

O São Caetano parece não ter a mesma vontade e disposição em crescer como foi nos anos 90.

Paraná

Dos resultados do final de semana, o que mais me chamou a atenção foi a vitória do Paraná sobre o Coritiba. Realmente não esperava. Agora é aguardar a sequência para ver se foi um acaso ou uma nova tendência no campeonato paranaense.

Por enquanto, o Coritiba segue como uma das forças da Série B e o Paraná vai brigar na mesma altura da tabela que brigou no ano passado. A não ser que, como disse, esteja aberta uma nova tendência.

Vila Nova

Assisti ontem a derrota do Vila Nova para o Crac por 1 a 0.

Minhas conclusões... o time evoluiu da primeira rodada para cá, manteve posse de bola, tem mais qualidade na frente (especialmente quando Roni partcipa), alguns jogadores que não podem ser titulares já não estão jogando como Ataliba, por exemplo.

Por outro lado, ainda falta criação. O problema maior, ao contrário do que a maioria vê, está nos volantes e lateral esquerda, e não no meia. Já melhorou com Nunes e Osmar (em relação ao início da competição) e pode melhorar mais com a volta de Claudinho.

De todo modo, ainda falta muito para se tornar um time competitivo na Série B.

Ontem, o treinador fez uma salada. Foi muito mal. As substituições no intervalo eram simples. Tirar um zagueiro e colocar um meia e testar o recém contratado Michel no lugar de Jailson. Zé Roberto fez tudo errado.

Ataliba e Jailson (e eu disse isto aqui antes do campeonato começar) não tem condições.

Apesar de ter ido muito mal ontem, só trocaria o treinador se fosse para trazer um técnico de primeira linha. Medianos, por medianos, deixem o Zé.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Jogos do Sábado

Estes foram os resultados, de sábado, dos integrantes da B nos seus estaduais. O destaque ficou para o clássico entre Sport e Náutico. Com o empate, o Sport permance líder.

Brasiliense 3 x 0 Ceilândia (f)
Asa 1 x 1 Murici (f)
Portuguesa 2 x 1 Paulista (c)
Ponte Preta 1 x 3 Oeste (c)
Sport 1 x 1 Náutico (c)
América 0 x 0 Baraúnia (c)

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Náutico contrata Gallo

O Náutico optou por Alexandre Gallo para ser seu novo treinador. Gallo não se pode dizer que é experiente, muito menos um novato. Já esteve em alguns clubes (Figueirense, Atlético-MG, Bahia ...), mas em lugar nenhum fez um trabalho convincente.

Gallo como jogador foi um líder, característica importante para se tornar um treinador, porém, como técnico, precisa de um resultado positivo e duradouro sob pena de se tornar mais um no meio do grupo de medianos que roda pelo Brasil.

Não dá para dizer se o Náutico fez uma boa opção. Já errou em contratar Macuglia, se não der certo de novo, entra na Série B tendo que arrumar a casa.

São Caetano perde o treinador

O Palmeiras acaba de contratar o técnico Antonio Carlos Zago do São Caetano. O único time dirigido por Zago foi o próprio São Caetano. O ex-titular da zaga da Seleção Brasileira, começou sua carreira de treinador no ano passado.

O São Caetano vinha muito mal na Série B, demitiu o técnico Sérgio Soares e contratou Antonio Carlos. Logo engatou uma sequência de vitórias que o aproximaram do G4. Porém, o time perdeu o folêgo no returno e ficou fora.

O trabalho de Antonio Carlos foi considerado bom e ele foi mantido. Agora, vai para o Palmeiras.

Para mim, e quem acompanha este blog, sabe disto, os dois times estão acertando. Buscar novos treinadores é algo essencial no futebol brasileiro. Dá uma oxigenada. Eu sempre estou reclamando, e até sendo repetitivo, da insistência dos clubes com as figurinhas carimbadas e cada vêz mais caras.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Troca de treinadores

Náutico e América-Mg demitiram seus treinadores. No Náutico eu tinha certeza, era questão de tempo, mas os dirigentes insistem com as figurinhas carimbadas. Parece que não tem conhecimento e contratam por indicação. Guilherme Macúglica não consegue fazer um bom trabalho e se firmar faz tempo. Deve tem um ótimo empresário.

No América, esperava mais rendimento do técnico Marco Aurélio. Não é mau treinador, mas também não está mais se firmando em lugar nenhum. Suas últimas passagens (Ponte Preta e América-MG) foram rápidas.

Quem está na corda bamba é Marcelo Oliveira do Paraná. Alí a situação é crítica porque o elenco montado já é bem simples. Claro que vai estourar no treinador. Ontem, ele foi demitido moralmente, já que um dirigente afirmou que o clube não tem dinheiro para contratar treinador melhor.

Falta experiência nos departamentos de futebol pelo país.

Coritiba confirma Bill

Apesar de ter empatado com o Paranavaí, e não conseguido alcançar a marca de 8 vitórias consecutivas, o torcedor do 'Coxa' teve ótima notícia ontem. Foi confirmada a contratação do centroavante Bill.

Já postei aqui que trata-se de ótimo jogador. Vai qualificar muito o grupo do Coritiba. Só vai ser preciso esperar um pouco, porque ele está bem acima do seu peso, fruto da passagem pelo Corinthians, onde pouco jogou.

Carnaval da B em São Paulo

Fechando o carnaval, uma festa dos integrantes da Série B 2010 no campeonato Paulista. 100% de aproveitamento e com todos jogando fora de casa. Destaque, claro, para a goleada do São Caetano sobre o Palmeiras em pleno Parque Antártica.

São Caetano 4 x 1 Palmeiras (f)
Ponte Preta 1 x 0 Paulista (f)
Portuguesa 2 x 1 Oeste (f)
Santo André 3 x 2 Sertãozinho (f)

O Santo André está, no momento, no G-4, grupo que avança para as semi-finais, ao lado de Santos, Corinthians e Botafogo-SP.

Demais jogos da 4º Feira

Além da festa em São Paulo, vários times da B entraram em campo na Quarta-Feira de Cinzas. Destaque para o América-RN que segue líder e para a goleada do Vila Nova que pela primeira vêz no ano, venceu e teve um segundo tempo convincente. Roni, estreante, provou ter estrela. Não fez um grande jogo, mas sua presença elevou a auto-estima do time.

Vila Nova 4 x 0 Crac (c)
Ipatinga 3 x 2 América-MG (c)
Paraná 1 x 1 Operário (C)
Coritiba 1 x 1 Paranavaí (f)
Guaratinguetá 2 x 2 União S. João (f)
Náutico 1 x 2 Porto (c)
Sport 2 x 2 Sete de Setembro (c)
AméricaRN 2 x 0 Assu (f)

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Ponte - Danilo Neco e a B 2010

Poucas notícias neste carnaval. Hoje me chamou atenção o fato de que a Ponte está negociando, por empréstimo, o atacante Danilo Neco. Trata-se de bom jogador, rápido, bom finalizador, ótimo para jogar no contra ataque, ou seja, um jogador que qualquer time da Série B precisa.

No entanto, não se firma na Ponte. Volta e meia, vem a Ponte com Finazzi e Gadelha adiantado, ou agora Leandrinho. Não entendo... e tem sido ruim para a Ponte que mostra um time abaixo do que foi em 2009, principalmente no meio e, em especial nos volantes.

Perdendo agora Danilo Neco, acho que a Ponte empobrece. Aliás, passados mais de 30 dias de atividade do futebol em 2010, percebo um quadro sombrio. A princípio, a Série B de 2010 vai ter um nível técnico bem inferior à 2008 e 2009.

E não é pela ausência de um grande (como Corinthians e Vasco), mas sim pela pobreza dos elencos que estão sendo montados Brasil afora. Com raríssimas exceções, como o Coritiba (que padecerá por outros males), o nível vislumbrado é bem baixo.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Rodada do Carnaval

Na sexta e sábado de carnaval, vários jogos dos integrantes da B 2010. Destaque para o Figueirense que continua em recuperação (vejam post abaixo). Sport, Coritiba e América-RN são líderes em seus estaduais.

Vila Nova 0 x 0 Anapolina (F)
Figueiresne 2 x 1 Criciuma (F)
America-MG 0 x 1 Tupy (c)
Ipatinga 2 x 1 Uberlândia (c)
Paraná 0 x 0 Iraty (C)
S. André 2 x 1 Mirassol (c)
S.Caetano 1 x 2 Rio Branco (c)
Portuguesa 1 x 1 Corinthians (c)
P. Preta 2 x 3 Sertãozinho (c)
Bragantino 2 x 2 Paulista (F)
Guaratinguetá 1 x 1 Linense (C)

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Duque de Caxias invicto

Pois é, o Duque de Caxias é o único time - entre os integrantes da B - que ainda não obteve nenhuma vitória em 2010. São 5 derrotas e 2 empates.

O Duque me surpreendou em 2009 ao conseguir se manter na Série B. Porém, do jeito que vai, este ano não haverá surpresas.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Brasiliense reage

Após começar muito mal o campeonato do Distrito Federal, o Brasiliense está reagindo. Após a contratação do técnico Roberto Fernandes, o time ganhou duas partidas por goleadas (3 a 0 no Luziânia e 4 x 2 no Botafogo-DF) e já está na segunda colocação.

No time titular este ano, vários jogadores que estavam na Série B do ano passado, o que mostra uma intenção de manter a base. Entre eles, os zagueiros César Gaucho e Ailson, o volante Pedro Ayub, o meia Iranildo e o lateral esquerdo Edinho.

Alíás, Edinho é um jogador experiente e que gosto muito, inclusive sempre esteve nas minhas listas de indicações.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Willian do Figueirense

Ontem, o Figueirense venceu a Chapecoense por 4 a 3. Um bom jogo que marcou uma consolidação do Figueirense. Após um começo titubeante, a troca do técnico, Renê Weber por Márcio Goiano, agora efetivo, o time se encontrou.

Quatro jogadores são os destaques do time: João Felipe, zagueiro, Lucas, lateral direito, Bilu, volante e Willian, atacante. Aliás, ontem Willian (Ex-Vila Nova e Atlético-PR) fez um golaço por cobertura. Desde que chegou em Florianópolis, Willian está se destacando e hoje é intocável no Figueirense.

Ainda falta muita coisa para o Figueirense para a Série B, mas já esteve mais longe.

Icasa perde a invencibilidade

Caiu um dos últimos invictos em 2010 entre os integrantes da Série B. O Icasa que disputa a segunda divisão do cearense perdeu os 100% de aproveitamento ao ser derrotado pelo Tiradentes.

O inusitado foi o placar, 6 a 4 para o Tiradentes.

Mesmo fazendo uma campanha ótima, o Icasa, neste início de ano, por ser caçula na Série B e por estar disputando uma segunda divisão estadual é, teoricamente, time para disputar o rebaixamento na B do Brasileiro.

Qualquer coisa que fizer acima disto será um lucro enorme.

América-RN

Há alguns dias, postei aqui sobre a efetivação do ex-jogador Moura no comando do América-RN. Defendi naquele dia o que tenho sempre colocado aqui, muito melhor uma experiência que estes treinadores medianos que pulam de clube em clube.

Bom, por enquanto está dando certo. O América se recuperou na competição e ontem, ao vencer o Centenário por 5 a 0 assumiu a liderança do estadual. O América manteve uma certa base da Série B e se reforçou principalmente no ataque com Maurício Pantera e Magrão (Ex-Vila e Fluminense), o qual marcou três ontem.

De todo modo, o América vai ter de aproveitar bem o estadual para chegar na B sem correr riscos de disputar rebaixamento.

Bahia classificado

O Bahia foi o único time da Série B 2010 que já se classificou para a próxima fase da Copa do Brasil. Ontem venceu o Vitória do Espirito Santo por 2 a 0 na capital capixaba. Agora o Bahia tem uma parada dura pela frente, na próxima fase enfrenta o Atlético Goianiense.

Os outros integrantes da B empataram: o Paraná em 1 a 1 como o Cerâmica-RS e a Ponte em 0 a 0 com o Lideral-MA. Ambos ficaram com boa vantagem para decidir em casa e, certamente, confirmarão a vaga.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Fusão das Casas Bahia

A fusão das Casas Bahia com o grupo Pão de Açucar fez uma vítima, o São Caetano.

Acontece que o 'Azulão' teve como patrocinador estes anos todos a Consul, marca de refrigeradores; só que esta era uma estratégia para que as Casa Bahia apoiassem o time de sua cidade sem aparecer, fazendo um co-patrocínio com um de seus fornecedores.

Este apoio velado das Casas Bahia me foi revelado pelo próprio presidente Nairo, no longínquo ano de 2000, quando eu participava da entidade que congregava os times da Série B, o Clube Brasil que depois passou a se chamar FBA e que, hoje, já não existe na prática.

Como as Casas Bahia já não tem seu próprio controle, o apoio ao São Caetano estava fadado a terminar. Agora quem patrocinará o clube é uma marca regional de tintas.

Copa do Brasil

Três integrantes da Série B 2010 estreiam, hoje, na Copa do Brasil. São eles:

Paraná que joga fora contra o Cerâmica, clube de Gravataí no Rio Grande do Sul, o Bahia que vai ao Espirito Santo enfrentar o Vitória e a Ponte Preta que joga contra o Lideral, time da cidade de Porto Franco no Maranhão.

Como vocês podem notar, os times da Série B foram emparceirados com times pequenos e todos são favoritos para passar a próxima fase, inclusive eliminando o jogo da volta.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Coritiba quer Bill

Ano passado, em várias seleções que fiz no início da Série B, coloquei como centroavante o jogador Bill do Bragantino. Alto, forte, bom nas bolas aéreas, mas com técnica, velocidade e um ótimo chute de fora da área, Bill chegou a disputar a artilharia da competição.

Suas atuações o levaram, ainda durante o brasileirão, para o Corinthias, onde pouco foi aproveitado.

Este ano, entrou em alguns jogos do Corinthians e está visivelmente fora de forma, pesado e sem ritmo de jogo. Não está agradando a torcida do Corinthians. Além disso, a concorrência lá é enorme.

Assim, tenho certeza que Bill sairá do Corinthians, provavelmente para um time da B, onde certamente recuperará a forma e será um titular importante. Quem viu isto foi o Coritiba que já fala em contratar o jogador.

Se o fizer, o "Coxa" que já tem um elenco forte para os padrões da Série B, ficará bem e seguirá como um dos que brigarão pelo acesso, tendo como maior obstáculo o fato de não poder jogar em seu estádio.

Sport busca zagueiros

Líder do seu estadual, o Sport continua contratando. Chegou um zagueiro e quer outro. No entanto, não consegui entender ou concordar com esta contratação do Sport. Quem chegou foi o zagueiro Dirley, um atleta de poucos recursos técnicos e lento.

Ano passado disputou a Série B pelo Paraná - emprestado pelo Juventude que também estava na competição. Não foi bem e antes do meio da competição foi dispensado. Este ano, começou o gauchão pelo Juventude que desmontou o time após o rebaixamento. E também já foi dispensado, culpado que foi pela direção como um dos responsáveis pela goleada de 5 a 0 que o Juventude tomou do Inter.

O outro zagueiro que o Sport quer é Jean da Ponte Preta. Este sim, jogador com qualidade. Ano passado disputava a B pela Ponte quando foi para o São Paulo, onde não ficou e terminou o ano na Ponte, onde está agora e segue como titular.

Vejam que o Sport tem uma das folhas mais caras entre os integrantes da Série B 2010 e, mesmo assim, contrata mal.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Nautico contrata

Fazendo uma campanha razoável para boa no pernambucano, o Náutico anunciou hoje o zagueiro Ediglê. Jogador experiente, vai ajudar o "Timbu". No entanto, é um jogador que ganha peso fácil e precisa estar em excelente forma para não se tornar lento.

Já o Figueirense vai anunciar a qualquer momento o centroavante Marcelo Nicácio que já está em Florianópolis. Não foi oficializada a sua contratação porque o atleta está machucado e vai fazer tratamento primeiro. Previsão de jogos para daqui um mês.

Pode pintar uma boa dupla de ataque, Willian e Marcelo Nicácio. Júnior Negão (ex-ABC) que hoje é titular, normalmente é banco para os dois.

Figueirense

Como moro em Florianópolis, tenho facilidade para acompanhar o Figueirense. Além disso, por conhecer o trabalho dos profissionais do futebol em outros estados, não foi difícil para mim, dizer antes mesmo do catarinense começar que o técnico Rnê Weber duraria pouco e que Márcio Goiano assumiria o time.

Alguém no Figueirense teve a excelente idéia de trazer Goiano, mas não tiveram corajem de efetivá-lo de cara, usaram a estratégia do Auxilia Técnico. Agora, interino, Marcio Goiano pode ficar de acordo com os resultados.

Acontece que os resultados estão aparecendo. No meio de semana um empate com o atual todo poderoso do estado, o Avaí, e ontem, uma vitória fora de casa por goleada de 4 a 1 no Juventus de Jarágua do Sul.

Márcio Goiano contou ainda com a estréia de William (ex-Vila Nova) e Bilu, velho conhecido da torcida do Figueira. Ambos contribuiram para a melhoria do time.

Se não fosse a briga ferrenha entre o Conselho Deliberativo e a empresa que terceiriza o futebol, diria que o Figueirense começou a achar o caminho. No entanto, sei que o racha político vai influenciar negativamente no time.

Longe de ser time para disputar rebaixamento, mas o caos político vai impedir de disputar o acesso em 2010.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Jogos de domingo

Hoje como é meu aniversário, e com o calor que está fazendo em Florianópolis, passei o dia na rua e não ví nenhum jogo. Mas aí estão os resultados dos times da Série B em seus estaduais. Preciso destacar o Ipatinga que conseguiu ótimo resultado no mineirão, empatando contra o Atlético-MG, O América-RN que venceu o clássico contra o ABC e, principalmente a Ponte que derrotou a Portuguesa e já briga por uma vaga às semi finais do paulista.

Aliás, a Portuguesa entreou numa sequência negativa e pode sobrar para o técnico Wagner Benazzi.

Asa x Penendense (F)
Bahia 2 x 0 Atlético-BA (c)
Brasiliense 3 x 0 Ceilândia (f)
Figueirense 4 x 1 Juventus (F)
América-MG 0 x 0 América - Teófilo Otoni (F)
Ipatinga 1 x 1 Atlético-MG (F)
Paraná 0 x 1 Atlético-PR (c)
Bragantino 2 x 3 Palmeiras (c)
São Caetano 3 x 0 Mirassol (f)
Ponte Preta 2 1 Portuguesa (C)
Santo André 4 x 1 Rio Branco (f)
Guaratinguetá 0 x 1 Pão de Açucar (f)
Náutico 1 x 0 Vitória (V)
América 2 x 1 ABC (c)
Icasa 1 x 0 Nova Russas (c)

Cai mais um invicto

Hoje foi a vez do Guaratinguetá perder sua invencibilidade, ele que disputa a A-2 de São Paulo, foi derrotado por 1 a 0 pelo Pão de Açucar.

O Guaratinguetá fará sua estréia na B e não me supreenderá se fizer uma campanha de regular para boa, com poucas chances de cair. Isto porque o time tem um excelente treinador, Luis Carlos Martins (que andava sumidão) e alguns jogadores experientes.

Com está indo bem na A-2, pode chegar bem no brasileiro. Fora que sempre algum time que sobe da Série C para a B, surpreende. Ano passado foram Guarani e Atlético-GO.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Sport e Coritiba

Os dois são líderes isolados nos seus campeonatos. O Sport venceu o Cabense por 2 a 0 e o Coritiba fez 1 a 0 no Iraty. Assim, o Coritiba chegou a sua sétima vitória consecutiva e vai em busca do super mando, ou seja o direito de jogar todas as partidas em casa no octogonal decisivo.

Nos outros jogos de sábado, de times da B 2010, o Duque de Caxias perdeu do Americano, em Campos por 2 a 0 e o Vila Nova perdeu, em seu estádio, para o Atlético por 3 a 1.

No jogo de Goiânia, a melhor qualidade individual e de organização do Atlético foi fundamental. A zaga e a cabeça de área do Vila foram totalmente envolvidas pelo meio campo e ataque do Atlético. A imprensa de Goiãnia e a própria torcida do Vila veneram o goleiro Max, mas eu ví, novamente, falhas. No primeiro gol, caiu atrasado e no de falta estava mal colocado e tomou o gol no seu canto.

Já começa a se especular a contratação de Mauro Fernandes, será mais um erro.

Coritiba acerta com Triguinho

O Coritiba fez uma boa aquisição. Contratou o lateral esquerdo Triguinho. Trata-se de um bom jogador que está num momento ruim na carreira. Triguinho apareceu para o futebol brasileiro no Figueirense, onde jogou muito. De lá foi para São Paulo, onde foi bem novamente, mas ao chegar no Botafogo-RJ as coisas mudaram.

Triguinho no Rio não foi bem. Estava até encostado. Penso que o Coritiba fez uma boa aposta. Triguinho certamente será titular e deverá voltar a jogar tudo o que sabe.

Portuguesa contrata Luis Ricardo

A Portuguesa anunciou o atacante Luis Ricardo. Não considero uma boa contratação. Este jogador, que ao contrário do que noticia o site 'futebol interior' foi revelado no Vila Nova e não do Grêmio, já passou por Ponte, Mirassol e por último no Avaí.

No Avaí, jogou a maioria das vêzes como lateral direito, onde teve até algum destaque. Como era previsível não ficou no clube catarinense.

Não sei em que posição Benazzi pretende aproveitá-lo, mas tanto no ataque como na lateral, penso que é jogador apenas para compor elenco.

Mais jogadores indicados

Dos jogos que ví esta semana - não foram tantos - separei alguns jogadores que vou observar melhor nos próximos jogos. Um deles, Geovane do Mogi Mirim, já é o mais falado em São Paulo e se continuar neste ritmo vai para time da Série A. Os outros são:

Mogi Mirim - Luis Mário (meia veterano com passagens no Grêmio e Corinthians, mas que está com excelente visão de jogo, passe e chute de fora da área)

Ricardo Oliveira (volante que já indico desde a Série B passada, onde jogou pelo América-RN. também fez um ótimo catarinense em 2008 pelo Joinville).

América-RJ - Júnior (volante)

Metropolitano-SC - Mário André (segundo volante)

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Bahia contrata Apodi

o Bahia anunciou a contratação do lateral direito Apodi. O jogador foi revelado pelo Vitória, se destacou bastante e foi para o Cruzeiro. Acabou voltando para o Vitória e agora chega no Bahia. Trata-se de um bom lateral.

Pela qualidade do jogador, pelo fato de vir do rival, a contratação de Apodi ajuda a amenizar o mal-estar entre o clube e a torcida após os últimos jogos, quando o Bahia foi muito mal.

Invictos

Dos times integrantes da Série B 2010, apenas quatro ainda estão invictos:

Guaratinguetá
América-MG
Coritiba
Icasa-Ce

Lembrando que Guaratingueetá-SP e Icasa disputam os campeonatos da segunda divisão em seus estados.

O Coritiba ganhou todos os seus primeiros seis jogos. Se ganhar mais um, contra o Iraty, irá quebrar seu recorde. Mas a importância não está só aí. Acontece que o Campeonato Paranaense tem um regra bizzarra.

Classificam-se para a segunda fase, os 8 melhores times. Neste octogonal, quem tiver sido o campeão da primeira fase, joga todas as partidas em casa. Quem for o vice, joga todas, menos contra o campeão.

Esta regra acabou batizada de 'Super Mando' e realmente, faz uma diferença enorme. Por causa dela, a liderança vale tanto nesta primeira fase do Paranaense.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Roni é jogador do Vila

o Vila Nova de Goiânia acaba de anunciar a contratação do atacante Roni. Com passagem pelo exterior, por vários clubes grandes do Brasil (Fluminense, Flamengo, Atlético-MG, Santos) e pela Seleção Brasileira, o jogador Roni volta para o clube que o revelou em meados da década de 90.

Sobre seu futebol não há o que discutir. Certamente não tem a mesma velocidade e arranque de quando surgiu no Vila Nova. Porém, sua técnica e habilidade estão lá, intactas. Roni não só é excelente nas assistências, como também finaliza muito bem.

No entanto, quero destacar outro lado. Roni será o líder do time. Todos os jogadores o seguirão. Como, com certeza, tem um grande carinho pelo Vila Nova, imagino Roni um líder positivo, capaz de guiar o grupo à superação de seus limites técnicos e às vitórias.

Foi a contratação mais ousada, pelo menos até agora, entre os clubes que disputarão a Série B 2010.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Resultados da quarta

O melhor resultado entre os integrantes da B 2010 foi o do Sport que goleou o Santa Cruz por 3 a 0 dentro do Estádio do Arruda. Com esta vitória, o Sport se isola na liderança do Pernambucano. Outro líder é o Coritiba no Paranaense. Já quem está com problemas e na zona do rebaixamento é o Brasiliense.

Demais resultados:

Ponte Preta 2 x 1 Corinthians (c)
São Caetano 0 x 3 São Paulo (f)
Guaratinguetá 2 x 2 São José (c)
Asa-AL 2 x 1 União (c)
Bahia 1 x 1 Atlético-BA (f)
Brasiliense 1 x 2 Brasilia (c)
Duque Caxias 1 x 1 Volta Redonda (c)
Vila Nova 2 x 0 Canedesne (c)
Coritiba 1 x 0 Operário (f)
Náutico 0 x 0 Cabense (f)
América-RN 1 x 2 Potyguar (f)

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Vila Nova contratou Nunes

Quem acompanhou a Série B de 2009 viu o Nunes jogar algumas vêzes pelo Guarani. Começou como titular, mas foi expulso (nas primeiras rodadas) e substituído pelo Gláuber. Daí para frente virou reserva. Os volantes titulares eram Cléber Goiano, Gláuber e Rodriguinho (que também machucou e foi muito bem substituído por Léo Oliveria).

Ainda assim jogou alguns jogos.

A minha opinião sobre ele é que trata-se de um jogador mediano. Eu, dentro de um objetivo mais ousado, não o contrataria. No entanto, ele será titular do Vila Nova, já que Ataliba é muito fraco, além de ser lento e pesado, características excludentes para um volante.

Brasiliense troca treinador

E os integrantes da Série B 2010 vão trocando de treinadores. Abaixo, post sobre América-RN e Figueirense que mudaram o técnico. Além deles, o Brasiliense acaba de contratar Roberto Fernandes para o lugar de Mauro Fernandes que pediu demissão.

Gosto mais do Fernandes que chega do que o Fernandes que sai.

Aliás Mauro Fernandes teve uma regressão rápida no último ano. Estava no Vitória e foi demitido. Foi para o Atlético Goianiense, fez um primeiro turno excelente, mas foi mal no returno e foi demitido de novo. Aí desceu mais um degrau e foi para o Brasiliense em busca da manutenção na B. Conseguiu, mas os pífios resultados no Campeonato do Distrito Federal o derrubaram.

Roberto Fernandes também não teve um 2009 bom. Foi mal no Figueirense e depois de demitido, dirigiu o Fortaleza nos jogos finais de sua agonia na Série B. Fernandes acabou rebaixado. Porém, dele guardo um excelente trabalho no Náutico, por isso acho que o Brasiliense pode ter um acréscimo.

A crise do Bahia

Time de massa é muito instável. Mal começou o campeonato e o Bahia está em crise.

Renato Gaúcho balançou do cargo, mas fica. O que está minando o Bahia é o salário de Renato Gaúcho e seu preparador físico (150 mil mensais) em contraste com o atraso no pagamento dos jogadores e funcionários.

Apoiei, aqui neste blog, a contratação de Renato. Para mim foi uma ousadia. Mas se os salários dos jogadores estão atrasados, a ousadia vira blefe.

Por último, O Bahia aguarda a resposta de Dida do Vila Nova. Será que ele vai trocar visibilidade por salário em dia?

América-RN também troca o treinador

Depois do Figueirense, agora foi a vêz do América-Rn demitir seu treinador, Paulo Moroni. Quem assume, interinamente é o ex-jogador Moura.

Duas constatações:

1- Colocar treinador fraco é adiar a execução do planejamento. Ele vai cair com poucas rodadas e o clube tem de começar tudo de novo. Serve para o América e para o Figueirense.

2- O melhor é deixar Moura mesmo, ou quem sabe o ídolo Souza. Qualquer treinador que o América possa pagar, não vai dar acréscimo de qualidade ao time. Poucos são os que fazem diferença e estes ficam cada vêz mais caros.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Dívidas dos clubes

Todos sabem que os clubes brasileiros tem enormes passivos. Hoje foi divulgada uma lista, onde a surpresa é o Vasco tomando o primeiro lugar do Flamengo no quesito.

Entre os times da Série B, o maior devedor é a Portuguesa com RS 155 milhões. Depois Coritiba, Náutico, Paraná e Figueirense.

A dívida do Figueirense é de 'apenas' R$ 10 milhões, o que me faz crer que há alguns times da B que não entraram na lista porque não foram auditados.

Figueirense demite treinador

Quando ele foi contratado eu postei aqui que não ia durar. Ainda disse que quem foi contratado para auxiliar técnico seria efetivado na primeira oportunidade. Não deu outra.

Renê Weber foi demitido e Márcio Goiano é o novo técnico.

A dúvida é se ele é interino ou efetivo. Explico: hoje o Figueirense está rachado em sua diretoria. A empresa que terceirizou o deptº de futebol quer Márcio como efetivo. O Conselho Deliberativo quer um outro treinador. Fala-se aqui em Hélio dos Anjos que é um excelente nome, porém muito caro, para os padrões atuais do Figueira.

Acontece que há uma disputa para saber quando termina o mandado da empresa terceirizada. Para o Conselho Deliberativo, agora em março. Para a empresa daqui a mais de 10 anos.

Enquanto isso, o time vai sofrer. Não dá para fazer futebol assim.